fbpx

Imigração americana, como encarar e passar pela tão temida entrevista?

A imigração americana é conhecida por ser muito exigente com os visitantes e depois dos atentados, esses procedimentos ficaram ainda mais rígidos. Uma das maiores preocupações dos brasileiros que visitam os Estados Unidos é como funciona esse processo. Na verdade, ele é bem mais simples e menos assustador do que parece.

 

SAINDO DO AVIÃO

Ao desembarcar do avião, retire todos seus pertences do seu bagageiro e já deixe em local de fácil acesso seu passaporte com visto, e todas as confirmações da viagem – vouchers da passagem de volta, do hotel ou casa (com endereço e telefone de contato), do carro, ingressos e seguro saúde – tudo que tiver.

Ao descer da aeronave, siga as placas de imigração pelos corredores. Não tem como errar. Provavelmente este será o único – e quase sempre longo – caminho. Ao chegar, você verá vários guichês e duas filas: uma fila para cidadãos americanos e outra para estrangeiros (todos que não são americanos). Entre na fila correta e aguarde a sua vez, sempre atrás da linha amarela. Um agente te encaminhará para o guichê correto. Caso esteja em família (que moram juntos na mesma casa), todos poderão seguir para o mesmo atendimento juntos.

 

 FINALMENTE, A ENTREVISTA

Aqui é onde começa realmente o processo de imigração. Você precisará apresentar o passaporte, visto válido e, caso seja solicitado, documentos de comprovação da viagem (listados acima). Deixe todos os documentos à mão.

Muito temida por várias pessoas, a entrevista da imigração americana tem o simples objetivo de controlar quem está entrando nos EUA. As perguntas mais comuns são para onde você está indo, quanto tempo vai ficar, onde vai ficar, quais cidades vai visitar, qual o motivo da sua viagem, quanto tempo você vai ficar, o que você faz da vida e quanto dinheiro você está levando.


Nessa etapa não tem resposta certa, mas sempre diga a verdade. Fique tranquilo e saiba que se você tem um visto de turista dos EUA estampado no seu passaporte. O agente da imigração não tem nenhum motivo para negar a sua entrada no país. A não ser que você esteja mal intencionado, planejando ficar por lá ilegalmente.

Quase todos os aeroportos possuem agentes que falam espanhol ou português. O que torna a comunicação muito mais fácil! Além do mais, fique sabendo que eles estão MUITO acostumados com os brasileiros,. Então, vá tranquilo e responda a todas as perguntas que te fizerem calma e educadamente, mesmo que sejam muitas.

Vale lembrar também que enquanto você espera para ser atendido, é expressamente proibido usar o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico, fumar, comer ou beber qualquer coisa, falar alto ou fazer bagunça. Então mantenha o celular no bolso o tempo todo e as crianças e adolescentes ao lado e controlados em respeito à autoridade.

Perguntas respondidas, o oficial a imigração americana vai tirar uma foto e gravar as impressões digitais. Se tiver tudo ok, vai ganhar um carimbo no passaporte e um seja bem-vindo aos Estados Unidos!

 

E SE AS COISAS NÃO DEREM CERTO?

Se as coisas não saírem conforme o esperado, a primeira medida que você deve tomar é não questionar. Não pergunte o porquê de ter sido levado para uma segunda entrevista, nem para onde está indo, muito menos o que pode acontecer com você. Apenas mantenha a calma e responda, mesmo que pela milhonésima vez, tudo o que for perguntado. Preferencialmente não caia em contradição. Caso as dúvidas sejam sanadas, você será liberado (com um pouco mais de emoção, é verdade). E será tão bem-vindo aos EUA como todos os outros.

 

DICAS!!!

Quer mais dicas para sua viagem dos sonhos? A gente tem um monte… Leia mais dicas em Serviços !!! Se precisar de uma cotação completa ou de qualquer item de sua viagem (assessoria passaporte e visto, passagens aereas, hospedagem em casa de temporada ou hoteis, aluguel de carro, ingressos para parques e outras atrações, seguro viagem, chip para celular, roteiro personalizado ou pacote completo, fale conosco pelo WhatsApp 11 972831145 (falar com Stella) ou pelo email contato@oaztravel.com.br. Ou faça sua cotação direto pela nossa ferramenta e entraremos em contato em até 24h!

Stella Marcatto

Mulher, esposa, mãe coruja, curiosa, jornalista de profissão... e ama Orlando do fundo do coração...

6 Comentário
  1. Olá, tudo bem? Queria perguntar algo,
    Fui para Chicago em 2015 e não entreguei aquele papel da alfândega em lugar nenhum, não me foi solicitado e fiquei tão perdida na época que acabei voltando para o Brasil com ele, agora pretendo voltar para USA para minhas férias, será que não ter entregue esse papel pode me trazer problemas?
    Grata pela atenção:)

    1. Olá, Yasmin! Não acredito que você vai ter nenhum problema em relação a isso. Na verdade, esse papel é um controle deles. Realmente era pra eles terem pego com você mas por alguma distração, não pegaram. Eu pessoalmente, levaria o papel comigo… só por segurança. Você ainda tem o papel?

  2. Olá tudo bem? Irei viajar em novembro, ficarei 3 dias em Miami e 7 em Orlando.Vamos em grupo de 6, eu, meu marido (mesma casa), minha mãe (outra casa), minha sogra, sogro e cunhado (outra casa). Preenchemos um único formulário ou um por casa mesmo? Pois na solicitação do visto fizemos apenas um requerimento.

    1. Olá, Catherine! O formulário de imigração tem que ser preenchido por famílias que vivem na mesma casa no Brasil. No seu caso, um formulário você e seu marido, um formulário sua mãe, um formulário sua sogra, sogro e cunhado. E na hora do atendimento a mesma coisa. Cada grupo familiar (por casa) vai para o atendimento separadamente. Agora, se você estiver preocupada com a sua mãe ir sozinha (as vezes pela idade ou dificuldade da língua), o que você pode fazer é colocar ela junto com você e seu marido e se perguntarem, vocês moram juntos na mesma casa.

  3. Bom dia familia,eu tenho a minha viagem marcada para o dia 17 de dezembro deste ano com a familia para os E.U.A, o nosso destino é dallas, mais a rota mais barata que nos apareceu é Nova Yorke, gostaria de saber se nos somos passageiros normal ou transito, porque eu vou ter que fazer uma conexao a dallas

    1. Olá, Pedro! Não entendi muito bem sua pergunta. Como assim, passageiro em transito? Bem, como a sua primeira parada dentro dos Estados Unidos é em Nova Iorque, você vai ter que fazer imigração em Nova Iorque. Para se locomover dentro do aeroporto, você vai passar por dentro, não precisando fazer outro check in, então acaba passando pelas áreas de passageiros em trânsito. Se não for nada, por favor, me avisa.

deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usá-los HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>